Coletor Menstrual: História e Curiosidades

outubro 21, 2017 ( 0 )

Coletor menstrual: história e curiosidades:

Com sua produção industrial iniciada em 1930, o coletor menstrual é um dos aliados das mulheres para deixar a vida mais fácil durante o fluxo menstrual.leona chalmers inventora do coletor menstrual

Não muito tempo atrás, mulheres sofriam ao redor do mundo com certas dificuldades que poderiam ser resolvidas simplesmente e, algumas vezes, até já existia uma solução, mas apenas não eram popularizadas.

Hoje em dia com o auxílio da Internet e dá TV – que não tem mais medo de falar sobre questões valiosas para a intimidade das mulheres – há mais informações e mulheres do mundo todo tem acesso a diversos métodos para auxiliar suas questões íntimas.

Antes de te explicar como surgiu o coletor menstrual, vamos ler um pouco sobre o que é e como usar um coletor menstrual, caso você ainda não conheça esse produto tão útil.

Mas afinal, o que é um coletor menstrual?

Coletor menstrual é – explicando de uma maneira bem simples – um copinho que é colocado na vagina para coletar o sangue da menstruação.

ANEER MENSTRUAL CUPO coletor menstrual tem a mesma função dos absorventes, mas com benefícios extras que seus concorrentes não tem, tornando-o extremamente prático para mulheres de todos os tipos.

Continue lendo para aprender mais sobre esses benefícios, como usar e ainda sua história.

Como usar um coletor menstrual?

Como você já sabe, o coletor menstrual deve ser deixado na entrada da vagina para coletar o sangue da menstruação. Mas como inserir um coletor menstrual? Veja a seguir:

  • Lave bem as mãos com água e sabão quando for manuseá-lo;
  • Pressione o coletor menstrual de forma que facilite sua entrada. O quanto a borda vai precisar estar dobrada depende do seu próprio corpo;
  • Note se a vedação ocorreu de fato movimentando o copinho para sentir o posicionamento, para não sobrar espaço para saída de fluxo menstrual para fora do copinho;
  • Quando for retirar, aperte a base do copinho para evitar formação de um vácuo na saída, impedindo a saída do coletor;
  • Higienize o copinho todo vez que for esvaziá-lo;
  • Caso esteja em um banheiro público, use água mineral para fazer a limpeza;
  • No final do ciclo pode-se ferver o coletor de 5 a 10 minutos antes de guardar até o próximo ciclo. O coletor menstrual deve ser armazenado em lugar seco e arejado;

coletor menstrual importadoOs cuidados posteriores com o copinho são importantes pois estes podem ser reutilizados por vários ciclos. Dependendo do cuidado e da qualidade do copinho, o copinho coletor menstrual pode ser usado por até dez anos.

A janela de uso máxima, em geral, é de 3 até 10 anos, mas você deve ficar atento para a deterioração do copinho. Caso haja, deve ser feita a troca.

Lembre-se que o coletor deve ficar sem lavar no máximo por 12 horas, sendo aconselhável a limpeza em intervalos semelhantes aos que se tem com um absorvente.

Quem inventou o coletor menstrual?

Não se sabe ao certo quando os coletores menstruais foram inventados, já que há relatos de coletores ainda em 1867 em versões rudimentares.

O que se sabe com certeza é que em 1930 foi iniciada a produção industrial dos coletores menstruais “modernos” de látex, servindo de base para os que são usados hoje, apesar de ainda bem diferentes.

leona chalmers inventora do coletor menstrualA primeira patente pertence a americana Leona Chalmers, que o chamou de Tass-ette. Não demorou muito para o coletor entrar em desuso, até que em 1970 os coletores voltaram em uma versão descartável, mas dessa vez também não durou muito.

Já em 1987 os coletores menstruais voltaram a ser produzidos e numa versão bem próxima da atual, com a diferença de que hoje há mais opções de materiais para prevenir alergias.

Logo até os médicos começaram a indicar o coletor menstruais, já que era comum relatos de absorventes internos e externos provocando infecções.

Hoje em dia os coletores menstruais acumulam vários benefícios em relação aos competidores. Veja a seguir algum deles.

Como os coletores menstruais ficaram tão populares?

Coletores menstruais viraram os queridinhos das mulheres modernas por alguns motivos. Para te mostrar que os coletores são uma boa opção para você, fizemos uma lista de pontos importantes com tudo que os coletores menstruais oferecem. Dá uma olhada:

  1. Ecologicamente corretos: não só o material, mas a possibilidade de fazer uso prolongado do produto faz com que os coletores menstruais sejam melhores para o meio ambiente que os absorventes em geral;
  2. Não marca sua roupa: Diferente dos absorventes externos, coletores menstruais ficam visíveis com certos itens do vestuário, fazendo sua vida um pouco mais prática.
    Absorventes são mais desconfortáveis: depois que você se acostuma, os coletores são extremamente confortáveis e você vai até esquecer que está usando Já os absorventes não são tão fáceis de esquecer;
  3. Econômico: a longo prazo você compra bem menos coletores menstruais do que absorventes íntimos, que são o cúmulo de descartáveis. E não muito longo prazo, já que em apenas um ano se pode observar retorno financeiro;
  4. Uso conjunto: você pode usar o coletor menstrual junto do absorvente, caso tenha um fluxo muito grande;
  5. Melhor para sua saúde: o material saudável e com menos chance de alergia, o que é ótimo pois reações alérgicas numa área tão sensível seriam um grande problema;
  6. Grande capacidade: O coletor menstrual comporta três vezes mais fluxo que um absorvente interno;
  7. Atividades físicas: não atrapalha na prática de atividades exportivas mesmo que tenha movimentação intensa das pernas;
  8. Sem odor: diferente do absorvente externo, não há contato do sangue com o ar o que faz com que geralmente não haja mau cheiro;
  9. Longa duração: Como já foi dito, um coletor menstrual em geral dura de 3 até 10 anos;
  10. Pratico na hora de usar o banheiro: não precisa ser removido para ir ao banheiro;

Onde comprar coletores menstruais?

Não precisa sem um comprador experiente para saber que é melhor comprar em um lugar seguro e especializado em coletores menstruais do que em qualquer site por aí, não é?
Por isso nós temos uma seleção completa com os melhores produtos do mercado para que você não perca tempo procurando por coletores menstruais em sites que não tem experiência do assunto. Nós vamos te ajudar a mudar seu estilo de vida com a praticidade dos coletores menstruais!

Read This Article